segunda-feira, 1 de março de 2010

Estrangeiros

Em frente ao apartamento tem uma Moschee (um curso de alcorão/kur’an). Tem mulçumano entrando e saindo o dia todo. Têm mulheres e meninas de véu e de burca, homens e meninos com barba e sem barba... As mulheres entram por uma porta e os homens por outra. E eles sorriem, cumprimentam-se e vão embora.

No condomínio têm turcos e alemães. Dá pra identificar os apartamentos turcos através das antenas parabólicas que eles usam para captar os canais da Turquia (e pelo sobrenome nas campanhias, claro). As crianças turcas correm e brincam. Nem vejo as alemãs.

Caminhando nas ruas, vejo muitos asiáticos, muito mais do que imaginaria ver pelo bairro. São vietnamitas, cambojanos, coreanos, chineses... Fico me perguntando como é que eles falam o “R” alemão, meudeusdocéu??

Na escola em que Paulo ensina tem angolanos, croatas, russos, turcos, palestinos, poloneses, vietnamitas e alemães. Todos amigos. Todos com sua história particular.

Num restaurante grego, um garçom era albanês e o outro argentino.

No meu prédio tem um senhor negro. Ainda não descobri a nacionalidade. Deve ser alemão.

E toda vez que olho no espelho, vejo uma brasileira.

3 comentários:

  1. É a tal globalização! :-)
    Nessas horas é que a gente pensa que só falta mesmo é um tiquinho de boa vontade uns com os outros, né? Tá todo mundo no mesmo barco, trabalhando, estudando, brincando, cuidando da própria vida... Acho essa mistura de nacionalidades, línguas e costumes uma das coisas mais legais quando a gente 'sai da toca'. Só é preciso estar aberto para o diferente!
    bjk
    Mônica

    ResponderExcluir
  2. Eu também vejo essas cenas aqui. A europa está totalmente misturada, miscigenada. Os países já não carregam lá a sua característica peculiar de uma maneira tão forte, tudo se misturou de verdade! E ora que isso é bom! Mas tb pode trazer conflitos se deixamos de respeitar a cultura alheia. Imagino que na Alemanhã os turcos são quase mais presentes que os própios alemães. Eu me lembro do furdunco causado na final da copa Europa de Footbal, onde eles eram os favoritos.

    E viva as diferencas!!!!!

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P