terça-feira, 28 de setembro de 2010

Já me sinto em casa

Há muito tempo, aliás.

No início, eu dizia: "Meu Deus, estou em Berlin!"
Depois: "Meu Deus, estou mesmo morando em Berlin!"
Agora: "Como minha Berlin é linda!"
(Só para constar: já estou aqui há 8 meses)

E tem uma coisa que me deixa confortável, uma visão típica de Berlin que faz com que eu me sinta ainda mais em casa.

Em Londres, tem o Big Ben, em Paris, a Torre Eiffel, na Itália, Pizza, ops, a Torre de Pisa. Em Berlin, temos a Fernsehturm, na Alexanderplatz (Ok, também tem a Coluna da Vitória, Brandenburger Tor... assim como nos outros lugares há outros pontos de destaque. Posso falar desse em específico? Obrigada!).

Da avenida próxima ao nosso apartamento, todo dia posso vê-la. De qualquer ponto da cidade, próximo ao meu bairro, também posso vê-la. São 368 metros de altura. Não é lá uma grande obra de arte ou uma revolução na arquitetura moderna, até porque, foi construída em 65 como o símbolo máximo do comunismo da antiga Alemanha Oriental (a DDR). E na arquitetura, posso dizer que eles não eram bem criativos... ;)
O que importa é que hoje ela é Berlin. A Berlin unificada. A Berlin aonde eu moro. A Berlin que me conforta. A que tenho vontade de voltar quando estou fora.

Olhar pra ela me traz uma sensação que eu não sei explicar.
Estar na Alexanderplatz não é tão bom quanto estar de longe e observar a construção, admirá-la e pensar:
"Estou mesmo em Berlin."

É como se ela fosse onipresente. Vai entender como funciona a minha cabeça, né mesmo?

9 comentários:

  1. Puxa eve, você faz a gente ter vontade de conhecer essa cidade. quem sabe um dia n~çao vou? rsrs Adorei o blog, Tô seguindo!

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Hamburg tb tem uma antena igual a essa :) Berlim é uma cidade que eu gosto demais e nunca canso de visitar. É o cheiro de história em cada esquina, as marcas no chão e nos prédios e o ar cosmopolita da modernidade. Sempre que posso dou um pulo de trem aí. Bjs

    ResponderExcluir
  3. ei tem trem noturno daqui pra berlin que dura 11 horas, ó. qualquer dia eu vou aí!

    ResponderExcluir
  4. Que ótimo que você encontrou em Berlim a sua casa! Nada pior do que estar um lugar onde a gente sente que não pertence. Te desejo tudo de bom na SUA cidade!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Ai que gostoso ler esse post!

    Me fez pensar em como estou confortável em minha própria pele morando em Jacksonville.Meu marido quase foi transferido pra Orlando, mas olhando pra trás, fiquei feliz que não rolou...Tirando os parques temáticos da Disney e da Universal, Orlando é bem dull....

    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Olá Eve!
    Sabe, quando estou na cidade de SP, o obelisco é uma dos pontos que me fazem sentir que estou lá.
    Fiz muitas coisas por aquelas bandas com aquele monumento me observando :-)
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. me lembrei agora do auê que foi quando perceberam que o sol sempre faz com que uma cruz apareça na cúpula da torre. Para a DDR que não queria mais nada alémd e ficar longe de qualquer demonstração religiosa um problemão! kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Já eu nao posso dizer o mesmo. Tbm estou a 8 meses na Alemanha (Hamburg) e como vc já viu no meu Blog sobre se sentir "wohl" eu nao me sinto ainda em casa. Cada pessoa tem seu tempo ne e o meu ainda nao chegou. Mas Berlin é linda! estive duas vezes lá e me deu uma emocao tao grande qdo cheguei lá! Visitar o portao de brandeburgo era um sonho! que agora está realizado :)
    bjinhos

    ResponderExcluir
  9. Sei BEM como é isso. Eu tenho essa sensacao de chegar de viagem na estacao, ou no aeroporto, ou ate mesmo de carro na cidade e seguir para casa, e ver a torre já no caminho, ao longe, e pensar/sentir: "estou chegando em casa". Literalmente. Nao sinto isso com o Cristo Redentor e nem com o Pao de Acucar.

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P