sábado, 26 de fevereiro de 2011

Inscrição no Arbeitsamt

O Arbeitsamt é o "Amt" (departamento público) destinado a cuidar de toda a parte referente ao mercado de trabalho na Alemanha: funciona como uma "bolsa de empregos", administra fundos para pagamentos de seguros, auxilia e assessora pessoas na busca de um novo emprego (para pararem de receber dinheiro do governo), entre outras coisas.

Decidi, então, que estava na hora de fazer minha inscrição lá como "Arbeitsuchende" (alguém que está procurando trabalho). Mentira, foi marido que me obrigou mesmo. ;)

Por uma boa causa. Cadastrada, fica mais fácil ter acesso a alguns serviços. Além de achar que posso usufruir da assessoria que eles dão por não estar acostumada com o mercado alemão, eles podem oferecer cursos de qualificação - em alguns casos até pagar, caso eles percebam que é disso que você necessita. Uia!

Eu sou meio reticente com serviço público dada as minhas experiências no Brasil. Trouxe traumas, né? Fazer o quê?

Fiz a inscrição on line, coloquei meus dados lá, como se fosse um site de pesquisa de vagas mesmo (que eu não vou dizer qual o similar no Brasil pra não fazer propaganda, mas começa com C e termina com ATHO) e no dia seguinte, meio dia, uma moça entrou em contato comigo, pedindo que me emcaminhasse a uma das agências para receber a assessoria. Já tinha sinalizado na inscrição, o interesse por esse serviço.

Agora é juntar papelada (se é que precisa) e ir lá. Vamos ver o que acontece.

18 comentários:

  1. Boa sorte na sua aventura! Eu estou inscrita há 2 anos, acabei de fazer um treinamento de 8 semanas e nada de emprego.

    Mas ao menos sei porque:
    1. o mercado está em crise
    2. as empresas preferem gente jovem (até os 30 anos, melhor ainda) e eu já fiz 45 anos
    3. eu não tenho nenhum diploma de curso daqui (não me refiro ao de língua, este tenho há 10 anos e não basta pra arrumar emprego bom aqui).

    Meu conselho: dedique-se ao alemão e faça cursos profissionalizantes assim que a língua permitir. Hoje me arrependo de não ter feito e talvez ainda comece algo este ano.

    A vida aqui não é fácil, como muitos pensam (deixa eles pensarem).

    Bom fim-de-semana!

    ResponderExcluir
  2. Desde o ano passado, o governo não paga mais curso algum aqui...Eu sei porque já pedi duas vezes, e ambos me ajudariam (e muito) a arrumar logo um emprego.

    Em vez de pagar cursos, eles preferem continuar pagando o seguro-desemprego. Tunnel vision!

    ResponderExcluir
  3. Boa sorte Eveee..............beijos, linda

    ResponderExcluir
  4. Eve, eu também meio como você me inscrevi esse mês no equivalente aqui, assim meio como você porque eu ventilei a ideia e marido deu uma pressionada leve, mas já estava na hora mesmo.
    Também tenho as mesmas intencões, ver se eles me däo uma acessoria e/ou descolo um curso de qualificacäo, mas parece que não é tão fácil aqui. Até agora não entraram em contato para nomearem um conselheiro para mim, mas depois de duas semanas que eu estava inscrita me enviaram uma mensagem para eu comprovar que tenho permissão para trabalhar aqui, semana que vem vou lá mostrar meu passaporte carimbado e ver no que vai dar.

    Boa sorte pra você!

    ResponderExcluir
  5. Oi Eve.

    Vai dar certo. Boa sorte!

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  6. Os traumas do serviço público e da burocracia brasileira acompanham mesmo! Difíceis de esquecer, né?
    Eu já ia elogiar o sistema alemão (nossa! no dia seguinte já entraram em contato contigo) mas pelos comentários acima, acho que meus elogios seriam pré-maturos, né? Vou ficar torcendo para que tudo dê certo o mais rápido possível!
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  7. Oi Eve aqui é Felipe! Boa sorte, e realmente, o sistema de serviço público do Brasil deixa agente traumatizado hahah ^^

    Até mais

    ResponderExcluir
  8. Para Helen: eu tenho trauma mesmo é da burocracia holandesa! Moro na Holanda há 16 anos então sei do que estou falando...Papel, papel e mais papel.

    Agora chega de reclamar, hehehe.

    ResponderExcluir
  9. eu fiz meu curso de especializacao pago por eles...uma maravilha! vale a pena aproveitar. bjs!

    ResponderExcluir
  10. Boa sorte Eve! e se eles te oferecerem cursos aproveite!! :)

    ResponderExcluir
  11. Boa sorte, conte-nos como foi depois!
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir
  12. Eve
    Adorei o: " Mentira, foi marido que me obrigou mesmo. ;)"
    Mas tenho certeza que será mais uma experiencia super válida na sua grande escalada alemã.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  13. Boa sorte Eve, dedos cruzados que vai aparecer algo bem legal :)

    ResponderExcluir
  14. Quando menos esperar, uma boa oportunidade de emprego virá pra você!
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  15. eu MUSS fazer isso! Vou te ligar logo ou vc me passa as dicas, o site,o local no site (a pessoa quer tudo mastigado né)...

    ResponderExcluir
  16. Obrigada pelos desejos de boa sorte!
    Pra quem perguntou/escreveu: faz parte dos meus planos fazer um curso aqui na Alemanha. E, além da Mi aí do comentário, tb conheço outra pessoa que teve o curso pago pelo Arbeitsamt.
    Tudo é possível daqui pra frente. ;)
    Bjs!

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P