domingo, 24 de abril de 2011

Mudando a postura

Quando fiz um mês no estágio, tive uma conversa com o meu chefe. Basicamente, eu queria saber quais eram os planos dele para a área e no que eu poderia ajudar. Não só ele respondeu essas perguntas, como me passou muitas informações sobre a empresa, as pessoas, o negócio e alguns pontos de vista pessoais. Foi uma conversa reveladora, que me fez rever conceitos e tomar certas decisões, mudar a minha postura. Não, ele não reclamou de meu desempenho. Mas, eu percebi, através da conversa, que eu teria muito mais espaço e chances de desenvolver coisas na empresa. Coisas que eu sei e gosto de fazer. Ele me deu liberdade pra isso.

Eu deixei claro pra ele que, apesar de estar contratada como estagiária, eu não me sentia estagiária. Minha experiência profissional não me permite agir assim. Mesmo não sendo funcionária, me propus a realizar alguns projetos, como o planejamento de marketing e consultoria (junto com ele, óbvio) para os próximos meses. A área de consultoria está em construção e foi a minha experiência na área e no tema (sustentab*lidade) que fez com que eu fosse contratada.

Não importa se no final do contrato de estágio irei sair da empresa. O que importa é que estou aproveitando a oportunidade que me foi dada para desenvolver um trabalho. Além de tudo que eu vou aprender. O alemão ainda é um obstáculo e será ainda por muito tempo. Mas, não posso ficar me escondendo atrás dele, esperando que um belo dia eu acorde fluente e entendendo tudo e todos. Fadas madrinhas não existem. Não como as dos contos de fadas.

Eu resolvi agir, estar ao lado do meu chefe e fazer um bom trabalho. Por isso uma mudança de postura é necessária. Eu dei graças a Deus que essa conversa foi numa sexta-feira, assim, tive o final de semana para colocar as ideias no lugar. Foi muita informação, muitos planos e muitas intrigas também. Foi o que mais me impressionou. Uma empresa pequena, com poucos funcionários e já com tantos problemas de vaidade. Contudo, como eu mesma disse a ele: eu sei jogar muitos jogos. E sei mesmo. Não vou mentir. Profissionalmente, sou uma pessoa muito diferenete dessa aqui que vocês conhecem através do blog. Sou aguerrida, pro-ativa e quase maquiavélica (Como O Príncipe, não como o termo foi vulgarizado hoje em dia, tá?). Administração está no sangue, se é que vocês entenderam. =P

Então é isso. Arregaçar as mangas e dar a cara pra bater.

P.S. Vale a pena dar a cara pra bater num estágio? Hallo!? Não é só um estágio, é a minha primeira oportunidade profissional na Alemanha. Muita coisa pode surgir disso. Ou eu posso provocar que surja, né? Pois é.

13 comentários:

  1. Eve, é muito importante receber apoio de seu chefe direto. Entendo muito bem a situação de uma forma geral. Passei por algo muito parecido. Gente que na frente do chefe mostra que vai colaborar e, pelas costas, acaba atrapalhando e dando a entender que somos incapazes porque não somos fluentes no idioma. Idioma, em certas horas, é o que menos importa. Mas como vc disse,a tal vaidade. Tem uns e outros que não tem metade da competência e se doem quando percebem que alguém que não fala a língua deles é mais capaz. Eu espero que estas pessoas passem a colaborar com vc e a te apoiar. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. Vc tá certa Eve ate porque o primeiro passo pra esse estagio deixar de ser só um estagio é mostrar que vc faz a diferenca... buenas suerte !!!

    ResponderExcluir
  3. Atitude do caramba!!! E vamos que vamos.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Aeee puxa-saco!! haehaue ;-)
    Brincadeira. Ou não? Contactos são ótemos e DEVEM ser feitos e mantidos!



    PS: vc trabalhou sexta?!

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna, foi na outra sexta, dia 15. ;)
    (post programado. hehehehe)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Pois é Eve. É uma oportunidade que vc nao pode ficar na zona de conforto. Está certissima. E muito boa sorte. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Essa é a guerreira, rsrsrs
    Vai lá, amiga, Mata a cobra e mopstra o pau, hehehehe

    ResponderExcluir
  8. Eve, você está certíssima!! Porque no futuro você pode trabalhar pra eles, para clientes deles ou simplesmente precisar de uma ótima recomendação e quanto mais você mostrar seu valor, melhor. E na área que você gosta e estudou, é o sonho de todo mundo!
    Eu já falei e falo de novo: você não veio a passeio mesmo! rs
    BEIJOSSSSS

    ResponderExcluir
  9. acho que temos que arriscar...afinal, a experiencia que vc esta ganhando agora, ninguem vai te tirar. Ou seja, ou vc cresce nesse trabalho ou vc sai pra proxima oportunidade fortalecida. bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oie Eve! Acredito que todas essas caracteristicas que você citou são pontos fortes dos brasileiros e é isso que traz um diferencial pra empresa. Sumemô, tá certissima, se você ficar ou não isso são outros quinhentos, o importante é desenvolver um trabalho que você se sente capaz de faze-lo.

    beijao

    ResponderExcluir
  11. Bom, no meu caso não valeu a pena não...fiz 9 meses de estágiode inburgering, estava adorando trabalhar como assistente em sala de aula com alunas turcas e marroquinas (mais no meu blog)...e no final acabei na rua.

    A fundação onde fiz estágio não contrata ninguém, eles aproveitam o pessoal desempregado e pegam como estagiários na prefeitura.

    Espero que você tenha mais sorte...eu continuo na mesma!

    ResponderExcluir
  12. É isso aí! Força e garra (ainda mais se seu chefe tá te apoiando - isso vale ouro!). E sal grosso e galhinhos de arruda sobre a mesa de trabalho, porque sucesso sempre gera inveja, oh tristeza!
    Beijos, Angie

    ResponderExcluir
  13. Eve, se todo estagiário, em qualquer parte do mundo, tivesse a sua postura, teria e faria acontecer oportunidades melhores de trabalho.

    É isso aí, garota!

    Bjo!

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P