domingo, 31 de julho de 2011

Cabeças vão rolar...

Têm umas semanas que acontecem coisas estranhas na empresa. Têm umas três semanas que ouvi do meu chefe que eu não gostaria de saber o que anda acontecendo por lá.
Têm umas duas semanas que o povo está enrolando no trabalho porque não sabe se o que está fazendo será válido para o dia seguinte.
E essa semana um dos diretores anunciou a sua saída...

A empresa é uma S.A. apesar de pequena, tem muitos acionistas. A empresa nasceu de uma outra grande empresa americana (começa com 3 e termina com M, agora junta. rs) e, aparentemente, ela não estava satisfeita com o posicionamento estratégico da empresa.

Nesse meio tempo, entrou aquele consultor australiano que eu falei, lembram? Pois é. E virou braço direito do poderoso chefão (o presidente).

Fui perguntar a um colega se ele sabia o que estava acontecendo, aí ele me disse que o sócio não pediu pra sair, foi posto pra fora pela empresa americana (como maior acionista, tem esse poder). E que outras cabeças iam rolar. Porém, ninguém sabia nada concretamente.

Tremi nas bases, né? Tipo, oi? Quem é que é o ponto mais fraco da corrente? O estagíario. E fiquei pensando, pourã, agora que já estava até negociando contratação e tudo mais... sobrei. Vou ter que começar a pensar em outras coisas, em começar a procurar vagas, mandar currículos, tudo de novo. Deu uma desanimada. Passei o dia preocupada. Óbvio.

Aí, quinta-feira, fim do dia, sozinha na sala, entra o poderoso-chefão pra falar comigo.
- Quero conversar com você! ("Fudeu!", pensei cá com meus botões)

Eu juro pra vocês que eu esperava tudo, menos que ele tivesse a consideração de vir falar comigo, pra me dar satisfações, gente!!!

Resumindo, ele disse que só queria que eu soubesse que o que está acontecendo na empresa não tem nada a ver comigo, que cabeças vão rolar sim, mas que é só dos diretores. (Num reposicionamento estratégico, quem sai é quem tem o poder de mudar ou não a empresa, né?) E que ele precisa de pessoas que colaborem como EU e meus dois colegas. E que nada do que tínhamos combinado iria mudar.

Cara, véio, rapá! Me pegou de surpresa mesmo. Eu agradeci, disse que sim, estava pensando que minha cabeça rolaria e que achava a atitude dele muito gentil (Es war nett von ihm!).

Depois que eu cheguei em casa, ainda fiquei pensando que minha situação não é tão favorável assim. Que, dependendo da nova cara da empresa, meu perfil não se encaixe e na hora que acabar o contrato de estágio, negociar uma contratação vai ser mais difícil e todo aquele blá blá blá que pessoas quando estão inseguras pensam. Vida que segue.

Aí, ontem sexta, mandei um email pro meu chefe, que está de férias, e contei que coisas mudaram e que o chefão tinha conversado um pouco comigo à respeito. Só não disse o quê. Ele me responde que não estava sabendo de nada direito, que estava se sentindo estranho por isso, mas que estava curioso pra saber o que estava acontecendo. E completa: "Estou ansioso para voltar e saber das mudanças, poder discutí-las com você e pensarmos em soluções. Vou ficar satisfeito se pudermos fazer isso juntos."

Posso contar que, apesar da insegurança ainda estar por perto (porque está perto de todo mundo na empresa mesmo), estou me sentindo um pouco nas nuvens?

As próximas semanas serão interessantes. Essa mais ainda, tirei folga. (depois eu conto)

7 comentários:

  1. Olha Eve, o jeito é ficar na sua e fazer o seu trabalho como se nada estivesse acontecendo. rs Mudanças acontecem a toda hora e estranho é se não acontecerem nos atuais tempos. Hoje em dia não dá mais para dizer com certeza sobre o "dia seguinte"dentro de uma empresa. Um bom profissional é aquele que é flexível frente às tormentas que possam surgir. Aproveita a sua folga pra relaxar!

    ResponderExcluir
  2. Eliana, eu discordo. Eve, nao faça como se nada tivesse acontecendo. Posicione-se diante do que esta acontecendo de forma muito clara e consciente e faça-se necessária. Nesses momentos, as empresas precisam de gente que se posiciona, que colabora, que pensa junto em soluções e estratégias. Que chega e diz com todas as letras "to percebendo algo errado, onde eu entro nessa história? Como posso contribuir?

    Esse perfil você tem e é justamente por isso que você está atraindo os olhares deles.

    Digo isso por experiencia propria. Você sabe, né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eve, normalmente nesse caso, não tem como saber realmente o que está acontecendo. O melhor é fazer seu trabalho, bonitinho, da melhor forma possivél e torcer pro melhor :)

    beijao e boa sorte.

    ResponderExcluir
  4. Oi Jane, acho que vc não me comprendeu bem, ou eu não me fiz clara. Não penso que ela deva ficar apática, mas fazer a parte dela, dentro da rotina normal de trabalho, só isso. Às vezes rolam muitos comentários por trás dos bastidores e acho que é bom manter uma certa postura de distanciamento. Mas isso...a Eve é garota esperta...e não vai se preocupar tanto com os acontecimentos a sua volta, afinal o chefão já foi até tranquilizá-la.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, essas coisas sao complicadas e sempre dá um friozinho na barriga mesmo que nos digam que nao tem nada a ver conosco. Tomara que dê tudo e certo e que vc consiga permanecer lá. bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Eve!

    Só tenho uma coisa a dizer: tá podendo, hein?

    Nunca vi ninguém se preocupar em dar satisfações a estagiários. Sinal de que eles não te enxergam como um.

    Parabéns!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Nossa Eve, torço por você. Que tudo dê muito certo!
    :)

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P